Estrutura do curso:
1. Apresentação:
sobre o álbum ou a coleção de peças abordadas.
arranjo, adaptação, transcrição ou trans-criação?
a improvisação como recurso formal na utilização de “cadências” e as possíveis funções e
reflexões geradas por esses momentos
2. Análise de caso:
A seguir, exemplos musicais abordando a escolha de tonalidades, afinações, timbres e realização técnica das intenções musicais (digitações e novas maneiras de tocar).
Primeiros passos, encontrando um caminho para um novo repertório: “Carmem”, “Forrobodó” e um primeiro encontro com Egberto
Jogo de espelho com fortes referências musicais:“Frevo”, “Água e vinho” em dialogo o violão de Marco Pereira, Ulisses Rocha, Daniel Wolf e Duo Assad.
3. Scordaturas
A utilização de diferentes afinações ou “scordaturas” para viabilizar determinadas ideias musicais.
Maracatu, A fala da paixão, Baião Malandro e Dom Quixote.
Utilização do violão de 11 cordas:
Palhaço
Espaço para discussão, bate-papo e perguntas.
As partituras estão disponíveis gratuitamente no link: https://www.danielmurray.com.br/egberto_gismonti_free_scores/